segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cientistas de olho na balança dos dinos

Cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, estão usando imagens de laser para investigar se os dinossauros eram gordos ou magros.
Os pesquisadores em paleontologia e biomecânica reconstruíram os corpos de cinco dinossauros, sendo dois deles Tiranossauros Rex. Com o trabalho, descobriram que o menor dos T-Rex pode ter pesado algo entre 5,5 e 7 toneladas, enquanto o maior deles pode ter ultrapassado as 8 toneladas.

Outro dinossauro, surgido no início do Cretáceo, o acrocantossauro, era um predador enorme, parecido com o T-Rex, mas com espinhas altas nas costas, pesava cerca de 6 toneladas. Já o pequeno Strutiomimum sedens, que viveu no mesmo período do T-Rex, no fim do Cretáceo, pesava entre 0.4 e 0.6 toneladas. Magrinho demais perto dos outros.

A reconstituição do herbívoro Edmontossauro foi feita baseada em um espécime jovem, cujo peso deve ter variado entre 0.8 a 0.95 toneladas. Quando mais velhos, poderiam atingir o mesmo tamanho de um T-Rex.

Os pesquisadores usaram scanner a laser e modelos feitos em computador para criar desenhos em 3D das espécies, numa tentativa de reconstruir o tamanho do corpo deles. As imagens do scanner a laser formam um esqueleto montado, resultando num modelo 3D no qual cada osso é articulado e ocupa seu lugar real no corpo. Isos permite uma alta resolução do esqueleto e mostra exatamente as cavidades onde ficavam os órgãos. Esses detalhes é que permitiram o cálculo de massa dos "gordossauros".

Fonte: Info Abril

0 comentários:

 

Qual dinossauro você quer na próxima postagem?